5.5. Configuração do NFS: Exemplo de Ativa-Ativa

A Seção 5.2 descreveu como configurar um serviço NFS simples usando o NFS Druid. Esta seção mostra como configurar um segundo serviço NFS em outro membro ativo do cluster. O segundo serviço tem seu próprio endereço IP e domínio de queda separados. Esta configuração do cluster, chamada de configuração ativa-ativa, permite que membros múltiplos do cluster exportem sistemas de arquivo simultaneamente. Isto utiliza a capacidade do cluster mais efetivamente. No caso de uma queda (ou manutenção planejada) em qualquer membro do cluster rodando serviços NFS, estes serviços serão assumidos por um membro ativo do cluster.

Para este exemplo, os sub-diretórios do sistema de arquivo montado serão acessíveis com permissão de leitura e gravação (read-write = rw) por três membros de um departamento. Os nomes dos sistemas usados por estes três integrantes da equipe são ferris, denham e brown. Para tornar este exemplo mais ilustrativo, note que cada integrante da equipe poderá somente montar o seu sub-diretório específico através do NFS, que já foi criado para eles e sobre o qual eles têm permissões de usuário e de grupo.

Use a Ferramenta de Configuração do Cluster conforme indicado para configurar este exemplo de e serviço NFS

  1. Certifique-se de que os daemons do cluster rodem na Ferramenta de Estado do Cluster. Caso negativo, selecione Cluster => Inciar Daemons do Cluster Local.

  2. Selecione Cluster => Configurar para exibir a Ferramenta de Configuração do Cluster.

  3. Selecione a aba Serviços e, caso estes já estejam definidos, selecione um e clique em Novo. (Se não há serviços definidos, apenas clique em Novo.)

    1. Indique nfs_engineering no campo Nome do Serviço. Este nome foi escolhido como um lembrete da função pretendida do serviço de prover exportações aos integrantes da equipe de engenharia.

    2. Neste exemplo, assuma que um domínio de queda chamado clu3_domain foi previamente criado usando a Ferramenta de Configuração do Cluster, consistindo apenas do membro clu3 com ambas opções Transferência restrita somente a estes membros e Transferência Ordenada desselecionadas. Desta maneira, o clu3 é designado como o membro preferido para este serviço. (Note que o serviço nfs_accounting é atribuído ao domínio de transferência clu4_domain.) Selecione clu3_domain da lista Domínios de Transferência. (Para mais informações sobre domínios de queda, consulte a Seção 2.9.)

    3. Especifique um valor 30 no campo Intervalo de Verificação para determinar que o estado dos daemons NFS deve ser verificado a cada 30 segundos.

    4. A infra-estrutura do cluster inclui suporte aos serviços NFS. Consequentemente, não há necessidade de criar ou especificar um valor para o Script do Usuário ao configurar um serviço NFS. Aceite o valor Nenhum (None).

    5. Clique em OK para completar esta parte da configuração do serviço.

  4. Na Ferramenta de Configuração do Cluster, selecione o serviço que você criou há pouco e clique em Adicionar Filho. Na caixa de diálogo Adicionar Dispositivo ou Endereço IP, selecione Adicionar Endereço IP do Serviço e clique em OK.

    1. No campo Endereço IP do Serviço, indique 10.0.0.11. Este exemplo assume que o nome de máquina clunfseng está associado a este endereço IP, através do qual clientes NFS montam o sistema de arquivo. Note que este endereço IP deve ser diferente daquele em qualquer membro do cluster.

    2. O endereço default da máscara de rede será usado, portanto aceite o default Nenhum (None).

    3. O endereço default de transmissão será usado, portanto aceite o default Nenhum (None).

    4. Clique em OK para completar a configuração do endereço IP do serviço.

  5. Na Ferramenta de Configuração do Cluster, selecione o serviço nfs_engineering e clique em Adicionar Filho. Na caixa de diálogo Adicionar Dispositivo ou Endereço IP, selecione Adicionar Dispositivo e clique em OK.

    1. No campo Arquivo Especial de Dispositivo, insira /dev/sdb11, que se refere à partição da caixa RAID de armazenamento compartilhado, na qual o sistema de arquivo será armazenado fisicamente.

      Deixe o campo Nome da Partilha Samba em branco.

    2. No campo Ponto de Montagem, insira /mnt/users/engineering.

    3. No menu Tipo de Sistema de Arquivo, selecione ext3.

    4. No campo Opções, indique rw,nosuid,sync.

    5. Deixe a opção Forçar Desmontagem selecionada.

    6. Clique em OK para completar esta parte da configuração do dispositivo.

  6. Na Ferramenta de Configuração do Cluster, selecione o dispositivo que você criou há pouco e clique em Adicionar Filho.

    Indique /mnt/users/engineering/ferris no campo Nome do Diretório de Exportação NFS e clique em OK.

    Repita este passo duas vezes, adicionando diretórios de exportação NFS chamados /mnt/users/engineering/denham e /mnt/users/engineering/brown.

  7. Na Ferramenta de Configuração do Cluster, selecione a exportação NFS para ferris e clique em Adicionar Filho. Aparece a caixa de diálogo Cliente da Exportação NFS.

    No campo Nome do Cliente, digite ferris.

    No campo Opções, digite rw.

    Clique em OK.

  8. Repita o passo 7 duas vezes, especificando os clientes denham e brown, respectivamente, ambos com as mesmas opções de permissão (rw).

  9. Salve o serviço selecionando Arquivo => Salvar na Ferramenta de Configuração do Cluster.

  10. Inicie o serviço pela Ferramenta de Estado do Cluster, destacando o serviço e clicando em Iniciar.