11.2. Agrupando o Cluster

Após determinar qual dos métodos previamente mencionados usar, o hardware do roteador LVS deve ser ligado à rede.

ImportanteImportante
 

Os dispositivos de adaptador dos roteadores LVS devem ser configurados para acessar as mesmas redes. Por exemplo: se eth0 conecta à rede pública e eth1 conecta à rede privada, então estes mesmos dipositivos devem ser conectados às mesmas redes no roteador LVS backup.

A porta de comunicação (gateway), listada na primeira interface a surgir no momento da inicialização, também é adicionada à tabela de roteamento e as portas de comunicação subsequentes listadas em outras interfaces são ignoradas. Isto merece consideração especial ao configurar os servidores reais.

Após conectar fisicamente o hardware do cluster, configure as interfaces de rede nos roteadores LVS primário e backup. Isto pode ser feito usando uma aplicação gráfica como a redhat-config-network ou editando os scripts de rede manualmente. Para mais informações sobre a adição de dispositivos usando a redhat-config-network, veja o capítulo intitulado Configuração de Rede no Guia de Administração de Sistemas do Red Hat Enterprise Linux. Para mais informações sobre a edição manual de scripts de rede, veja o capítulo intitulado Scripts de Rede no Guia de Referência do Red Hat Enterprise Linux. Para o restante do capítulo, são feitas alterações nos exemplos das interfaces de rede manualmente ou através da Ferramenta de Configuração do Piranha.

11.2.1. Dicas Gerais sobre a Rede LVS

Configure os endereços IP reais para as redes pública e privada nos roteadores LVS antes de tentar configurar o cluster usando a Ferramenta de Configuração do Piranha. As seções de cada topografia fornecem endereços de rede exemplo, mas são necessários os endereços de rede reais. Abaixo são listados alguns comandos para ativar interfaces de rede ou verificar seus estados.

Ativando Interfaces de Rede Reais

A melhor maneira de ativar uma interface de rede real é usar os seguintes comandos como root, substituindo N pelo número correspondente à interface (eth0 e eth1):

/sbin/ifup ethN

AtençãoAtenção
 

Não use os scripts ifup para ativar um endereço IP flutuante que você vá configurar usando a Ferramenta de Configuração do Piranha (eth0:1 ou eth1:1). Ao invés disso, use o comando service para iniciar pulse (veja a Seção 12.8 para mais detalhes).

Para desativar uma interface de rede, digite o seguinte comando:

/sbin/ifdown ethN

Novamente, substitua N no comando acima pelo número correspondente da interface que você pretende desligar.

Verificando o Estado das Interfaces de Rede

Se você precisa verificar quais interfaces de rede estão ativas em um determinado momento, digite o seguinte:

/sbin/ifconfig

Para visualizar a tabela de roteamento de uma máquina, invoque o seguinte comando:

/sbin/route