2.8. Configurando uma Conexão de Controlador de Energia

Para assegurar a integridade dos dados, somente um membro pode rodar um serviço e acessar os dados do serviço de cada vez. O uso de controladores de energia (também chamados de comutadores de energia) na configuração do hardware do cluster possibilita a um membro assumir os serviços de outro membro antes de reiniciar os serviços daquele membro durante o processo de queda. Isto evita que mais de um sistema acesse os mesmos dados simultaneamente e corrompa-os. Apesar de não ser requisitado, é recomendado usar controladores de energia para garantir a integridade dos dados sob todas as condições de falha. Timers watchdog são uma varidade opcional de controlador de energia para garantir a operação correta da queda do serviço.

Se a configuração de hardware do cluster inclui um ou mais controladores, configure a conexão do controlador de energia a um determinado membro conforme o seguinte:

  1. Selecione o membro para o qual você deseja configurar a conexão ao controlador de energia e clique em Adicionar Filho (Add Child). Aparece a caixa de diálogo Controlador de Energia, conforme a Figura 2-15.

    Figura 2-15. Configurando Controladores de Energia

  2. Especifique as informações seguintes dependendo se o controlador está conectado ao membro através de uma porta serial ou da rede. Note que as conexões seriais a controladores de energia são válidas somente em um cluster de dois membros.

    CampoDescrição
    TipoTipo de controlador de energia serial (somente o rps10 é suportado pelo Red Hat Enterprise Linux 3).
    DispositivoO dispositivo físico no membro pai do controlador de energia ao qual o controlador de energia está conectado. Deve ser um /dev/ttyS0 a /dev/ttyS9.
    PortaNúmero da porta no controlador de energia que está conectada ao dispositivo especificado.
    ProprietárioO membro que controla ou tem posse do dispositivo. O proprietário é o membro que pode desligar este dispositivo. O default é o nome do outro membro. Este campo não pode ser editado.

    Tabela 2-1. Configurando um Controlador de Energia Serial

    CampoDescrição
    TipoTipo de controlador de energia de rede; escolha pelo menu contendo todos os tipos suportados.
    Endereço IPIP do próprio controlador de energia de rede.
    PortaPorta específica no controlador de energia ao qual este membro está conectado.
    UsuárioNome do usuário a ser utilizado quando autenticar no controlador de energia.
    SenhaA senha a ser usada ao autenticar no controlador de energia.

    Tabela 2-2. Configurando um Controlador de Energia da Rede

  3. Clique em OK.

  4. Selecione Arquivo => Salvar para salvar as alterações à configuração do cluster.