9.2. Uma Configuração LVS de Três Camadas

A Figura 9-2 mostra uma topologia típica de um cluster LVS de três camadas. Neste exemplo, o roteador LVS ativo direciona os pedidos da Internet para o conjunto de servidores reais. Então, cada um dos servidores reais acessa uma fonte de dados compartilhados através da rede.

Figura 9-2. Uma Configuração LVS de Três Camadas

Esta configuração é ideal para servidores FTP ocupados, onde os dados acessíveis estão armazenados em um servidor central de alta disponibilidade e são acessados por cada servidor real através de um diretório NFS exportado ou partição do Samba. Esta topologia também é recomendada para sites que acessam um banco de dados central de alta disponibilidade para transações. Adicionalmente, os administradores podem configurar um cluster altamente disponível para servir ambas funções simultaneamente, usando uma configuração ativa-ativa com o Red Hat Cluster Manager.

No exemplo acima, a terceira camada não precisa usar o Red Hat Cluster Manager, mas se falhar em usar uma solução altamente disponível, pode iniciar um single point of failure crítico.