Red Hat Cluster Suite: Configurando e Administrando um Cluster | ||
---|---|---|
Anterior | Capítulo 2. Configuração do Cluster | Próxima |
Antes de descrever os passos para configurar o software do cluster, é necessário considerar a estrutura hierárquica dos membros e serviços do cluster. Estes podem ser encarados nos termos de um estrutura de árvore pai/filho, conforme mostra a Figura 2-6:
Cada membro pode ter um controlador de energia filho. Cada serviço pode ter um endereço IP filho e também dispositivos filho. Cada dispositivo pode ter um diretório de exportação NFS filho. Cada diretório de exportação NFS pode ter clientes filho. Esta estrutura é refletida na sintaxe do arquivo /etc/cluster.xml.
Os passos para configurar o software do cluster são os seguintes:
Edite o arquivo /etc/sysconfig/rawdevices em todos os membros do cluster e especifique os arquivos especiais do dispositivo raw e dispositivos de caracter para as partições compartilhadas primária e backup, conforme descrito na Seção 1.4.4.3 e na Seção 2.5.
Execute a Ferramenta de Configuração do Cluster em um membro do cluster.
Indique um nome para o cluster no campo Nome do Cluster. O nome deve ser suficientemente descritivo para distinguí-lo de outros clusters e sistemas de sua rede (por exemplo: nfs_cluster ou httpd_cluster).
Selecione Cluster => Estado Compartilhado e confirme se as configurações da Raw Primária e da Raw Shadow coincidem com as configurações que você especificou na etapa 1. O default da Raw Primária é /dev/raw/raw1. O default da Raw Shadow é /dev/raw/raw2.
Selecione Cluster => Propriedades do Daemon para editar as propriedades do daemon; cada daemon tem sua própria aba. Atualize as opções do daemon de acordo com suas preferências e ambiente operacional, e clique em OK quando acabar. Consulte a Seção 2.6 para mais detalhes.
Adicione sistemas membro ao cluster, selecionando a aba Membros e clicando no botão Novo. Consulte a Seção 2.7 para obter detalhes.
Se a configuração do hardware inclui controladores de energia (comutadores de energia), então para cada membro conectado a um controlador de energia, configure esta conexão, selecionando o membro e então clicando em Adicionar Filho (Add Child). Consulte a Seção 2.8 para mais informações.
Defina um ou mais domínios de queda (failover), se necessário, para restringir os membros nos quais um serviço pode rodar, ou para restringir a ordem dos membros a ser seguida quando um serviço cair de um membro de domínio de transferência para outro (ou ambos). Consulte a Seção 2.9 para mais detalhes.
Configure os serviços de aplicação a serem administrados pelo cluster, especificando os endereços IP, o domínio de transferência (se for o caso) e o script do usuário que administra o serviço. Consulte a Seção 2.10 para mais informações.
Salve as alterações de configuração do cluster selecionando Arquivo => Salvar. Quando você salvar a configuração do cluster, o comando service clumanager reload é executado para fazer com que o software do cluster carregue o arquivo de configuração alterado.
Saia da aplicação selecionando Arquivo => Sair.
Executar a Ferramenta de Configuração do Cluster pela primeira vez faz com que o arquivo de configuração do cluster /etc/cluster.xml seja criado automaticamente. Ao sair da aplicação após executá-la pela primeira vez, lhe será pedido que Pressione 'OK para Inicializar o Armazenamento Compartilhado, que usa as partições compartilhadas para passar as informações de estado do serviço e do quorum entre membros do cluster. Clique em OK para inicializar o armazenamento compartilhado.
![]() | Nota |
---|---|
O armazenamento compartilhado deve ser iniciado antes de iniciar o serviço do cluster pela primeira vez, ou então o cluster não rodará apropriadamente. |
Após completar a configuração do software do cluster em um membro, copie o arquivo de configuração /etc/cluster.xml em todos os membros restantes do cluster. O scp pode ser usado para copiar arquivos de uma máquina a outra.