2.11. Verificando a Configuração do Cluster

Para assegurar que o software do cluster foi configurado corretamente, use as seguintes ferramentas localizadas no diretório /usr/sbin:

A seção a seguir explica os utilitários do cluster em maiores detalhes.

2.11.1. Testando as Partições Compartilhadas

As partições compartilhadas devem referir ao mesmo dispositivo físico em todos os membros. Invoque o utilitário /usr/sbin/shutil com o comando -v para testar as partições compartilhadas e verificar se estão acessíveis.

Se o comando for bem-sucedido, execute o comando /usr/sbin/shutil -p /cluster/header em todos os membros para exibir um resumo da estrutura de dados do cabeçalho das partições compartilhadas. Se o output é diferente nos membros, as partições compartilhadas não apontam para os mesmos dispositivos em todos os membros. Certifique-se de que os dispositivos raw existam e estejam especificados corretamente no arquivo /etc/sysconfig/rawdevices. Veja a Seção 1.4.4.3 para mais informações.

O exemplo a seguir mostra que as partições compartilhadas referem ao mesmo dispositivo físico nos membros do cluster clu1.example.com e clu2.example.com através do comando /usr/sbin/shutil -p /cluster/header:

/cluster/header is 140 bytes long
SharedStateHeader {
        ss_magic = 0x39119fcd
        ss_timestamp = 0x000000003ecbc215 (14:14:45 May 21 2003)
        ss_updateHost = clu1.example.com

Todos os campos do output do comando /usr/sbin/shutil -p /cluster/header devem ser o mesmo quando executados em todos os membros do cluster. Se o output não é o mesmo em todos os membros, execute o seguinte:

Após executar estas tarefas, re-execute o utilitário /usr/sbin/shutil com a opção -p.

2.11.2. Testando os Comutadores de Energia

Se comutadores anexos à rede ou seriais são empregados na configuração do hardware do cluster, instale o software do cluster e invoque o comando clufence para testar os comutadores de energia. Invoque este comando em cada membro para garantir que possam assumir os serviços de outro membro remotamente. Se o teste for bem-sucedido, o cluster pode ser inicializado.

O comando clufence pode testar um comutador de energia com acuracidade somente se o software do cluster não estiver rodando. Isto deve-se ao fato de que para comutadores seriais, somente um programa por vez pode acessar a porta serial que conecta o comutador de energia ao membro. Quando o comando clufence é submetido, verifica o estado do software do cluster. Se o software está rodando, o comando é terminado com uma mensagem pará-lo.

As opções do comando clufence são as seguintes:

Ao testar comutadores de energia, o primeiro passo é garantir que cada membro do cluster pode comunicar-se com seu comutador anexo. O output do comando clufence a seguir mostra que o membro do cluster pode comunicar-se com seu comutador de energia:

[27734] info: STONITH: rps10 at /dev/ttyS0, port 0 controls clumember1.example.com
[27734] info: STONITH: rps10 at /dev/ttyS0, port 1 controls clumember2.example.com

No caso de um erro no output do clufence, verifique o seguinte:

Após verificar a comunicação com o comutador, tente fazer com que um membro assuma os serviços de outro. Antes de fazer isto, nós recomendamos verificar se o outro membro não está executando nenhum processo importante (como servindo clientes ativos). Executar o comando clufence -f clumember2.example.com exibe o seguinte output frente um desligamento apropriado e a operação controlar (significa que o sistema não recebe energia pelo comutador até que seja des-controlado):

[7397] info: STONITH: rps10 at /dev/ttyS0, port 0 controls clumember1.example.com
[7397] info: STONITH: rps10 at /dev/ttyS0, port 1 controls clumember2.example.com
[7397] notice: STONITH: clumember2.example.com has been fenced!

2.11.3. Exibindo a Versão do Software do Cluster

Assegure que todos os membros cluster estejam rodando a mesma versão do software Red Hat Cluster Manager.

Para exibir a versão da Ferramenta de Configuração do Cluster e da the Ferramenta de Estado do Cluster, use um dos métodos a seguir: