10.3. Iniciando o Serviço Ferramenta de Configuração do Piranha

Após definir a senha da Ferramenta de Configuração do Piranha, inicie ou reinicie o serviço piranha-gui localizado no /etc/rc.d/init.d/piranha-gui. Para fazer isso, digite o seguinte comando como root:

/sbin/service piranha-gui start

ou

/sbin/service piranha-gui restart

Atribuir este comando inicia uma sessão particular do Servidor HTTP Apache chamando a ligação simbólica /usr/sbin/piranha_gui -> /usr/sbin/httpd. Por motivos de segurança, a versão piranha-gui do httpd roda como o usuário piranha em um processo separado. O fato da piranha-gui alavancar o serviço httpd significa que:

  1. O Servidor HTTP Apache deve ser instalado no sistema.

  2. Parar ou reiniciar o Servidor HTTP Apache através do comando service pára o serviço piranha-gui.

AtençãoAviso
 

Se o comando /sbin/service httpd stop ou /sbin/service httpd restart é submetido em um roteador LVS, você deve iniciar o serviço piranha-gui, submetendo o seguinte comando:

/sbin/service piranha-gui start

O serviço piranha-gui é tudo o que você precisa para começar a configurar um cluster LVS. No entanto, se você está configurando o cluster remotamente, o serviço sshd também se faz necessário. Você não precisa iniciar o serviço pulse até que a configuração usando a Ferramenta de Configuração do Piranha esteja completa. Consulte a Seção 12.8 para informações sobre como iniciar o serviço pulse.

10.3.1. Configurando a Porta do Servidor Web Ferramenta de Configuração do Piranha

A Ferramenta de Configuração do Piranha roda na porta 3636 por default. Para mudar este número de porta, altere a linha Listen 3636 na Seção 2 do arquivo de configuração piranha-gui do servidor Web /etc/sysconfig/ha/conf/httpd.conf.

Para usar a Ferramenta de Configuração do Piranha é necessário, no mínimo, um navegador web (browser) somente-texto. Se você iniciar um navegador web no roteador LVS primário, abra a localidade http://localhost:3636. Você pode acessar a Ferramenta de Configuração do Piranha de qualquer lugar através do navegador web, substituindo localhost pelo nome da máquina ou endereço IP do roteador LVS primário.

Quando seu navegador conectar à Ferramenta de Configuração do Piranha, você deve fazer login para acessar os serviços de configuração do cluster. Indique piranha no campo Username e a senha configurada com o piranha-passwd no campo Password.

Agora que a Ferramenta de Configuração do Piranha está rodando, você talvez queira considerar limitar quem tem acesso à ferramenta através da rede. A próxima seção revisa as maneiras de realizar esta tarefa.