A Ferramenta de Configuração do Piranha oferece uma abordagem estruturada para criar o arquivo de configuração necessário para um cluster Piranha — /etc/sysconfig/ha/lvs.cf. Este capítulo descreve a operação básica da Ferramenta de Configuração do Piranha e como ativar o cluster após completar a configuração.
![]() | Importante |
---|---|
O arquivo de configuração do cluster LVS segue regras rígidas de formatação. Usar a Ferramenta de Configuração do Piranha é a melhor maneira de evitar erros de sintaxe no lvs.cf e, consequentemente, evitar falhas de software. |
O serviço piranha-gui deve rodar no roteador LVS primário para usar a Ferramenta de Configuração do Piranha. Para configurar o cluster, você precisa de, no mínimo, um navegador web de texto, tal como o links. Se você acessar o roteador LVS de outra máquina, também precisa de uma conexão ssh ao roteador LVS primário como o usuário root.
Ao configurar o roteador LVS primário é uma boa idéia manter uma conexão ssh simultânea numa janela de terminal. Esta conexão oferece uma maneira segura de reiniciar o pulse e outros serviços, configurar filtros de pacotes de rede e monitorar o arquivo /var/log/messages durante a resolução de problemas (troubleshooting).
As próximas quatro seções detalham cada uma das páginas de configuração da Ferramenta de Configuração do Piranha e oferecem instruções sobre como usá-la para configurar o cluster LVS.