5.3. Precauções com o NFS

As questões a seguir devem ser consideradas ao configurar serviços NFS clusterizados.

Evite usar exportfs -r

Sistemas de arquivo exportados ao NFS por membros do cluster não são especificados no arquivo /etc/exports convencional. Ao invés, as exportações NFS associadas aos serviços do cluster são especificadas no arquivo de configuração do cluster (conforme estabelecido pela Ferramenta de Configuração do Cluster).

O comando exportfs -r remove quaisquer exportações não especificadas explicitamente no arquivo /etc/exports. Rodar este comando faz com que os serviços NFS clusterizados tornem-se indisponíveis até que o serviço seja reiniciado. Por este motivo, é recomendado evitar o uso do comando exportfs -r em um cluster no qual estão configurados serviços NFS altamente disponíveis. Para recuperá-lo do uso não pretendido do exportfs -r, o serviço NFS do cluster deve ser parado e então reiniciado.

Bloqueio do Arquivo NFS

Bloqueios de arquivo NFS não são preservados durante uma queda ou realocação do serviço. Isto se deve ao fato de que a implementação NFS do Linux armazena as informações de bloqueio de arquivo em arquivos do sistema. Estes arquivos representando o estado bloqueado do NFS não são replicados ao longo do cluster. A implicação é que os bloqueios podem ser re-concedidos logo após a operação de transferência.