1.2. Configurando os Membros

Após identificar os componentes de hardware do cluster descritos na Seção 1.1, configure o hardware básico do cluster e conecte os membros ao comutador de console opcional e ao comutador ou hub de rede. Siga estes passos:

  1. Em todos os membros, instale os adaptadores de rede e adaptadores de canal necessários. Consulte a Seção 1.2.1 para mais informações sobre a execução desta tarefa.

  2. Configure o comutador de console opcional e conecte-o a cada membro. Consulte a Seção 1.2.2 para mais informações sobre como executar esta tarefa.

    Se não há um comutador de console sendo usado, então conecte cada membro a um terminal do console.

  3. Configure o comutador ou hub de rede opcional e use cabos de rede convencionais para conectá-lo aos membros e ao servidor terminal (se for o caso). Consulte a Seção 1.2.3 para mais informações sobre a execução desta tarefa.

    Se não estiver usando um comutador ou hub de rede, então deve-se usar cabos de rede convencionais para conectar cada membro e o servidor terminal (se for o caso) a uma rede.

Após executar as tarefas anteriores, instale o Red Hat Enterprise Linux conforme descrito na Seção 1.3.

1.2.1. Instalando o Hardware Básico do Cluster

Os membros devem oferecer a capacidade de processamento e a memória da CPU requeridas pelas aplicações.

Além disso, os membros devem ser capazes de acomodar os adaptadores SCSI ou Fibre Channel, interfaces de rede e portas seriais que a configuração de hardware requer. Os sistemas têm um número limitado de portas de rede e seriais e slots de expansão PCI pré-instalados. A Tabela 1-12 ajuda a determinar quanta capacidade os sistemas membro empregados requerem.

Componente de Hardware do ClusterPortas SeriaisSlots de RedeSlots PCI
Adaptador SCSI ou Fibre Channel para o armazenamento de disco compartilhado  Um para cada adaptador de canal
Conexão de rede para acesso do cliente e pings heartbeat da Ethernet  Uma para cada conexão de rede 
Conexão Ethernet Ponto-a-ponto para clusters de 2 nódulos (opcional) Um para cada conexão 
Conexão do servidor terminal (opcional)Um  

Tabela 1-12. Instalando o Hardware Básico do Cluster

Muitos sistemas vêm com pelo menos uma porta serial. Se um sistema tem a capacidade de display gráfico, é possível usar a porta do console serial para uma conexão do comutador de energia. Para expandir a capacidade de sua porta serial, use placas PCI multi-portas seriais. Para clusters de múltiplos membros, use um comutador de energia de rede.

Adicionalmente, certifique-se de que os discos do sistema local não estejam no mesmo canal SCSI que os discos compartilhados. Por exemplo: use adaptadores SCSI de canal duplo, como as placas Adaptec 39160-series, e coloque os dispositivos internos em um canal e os discos compartilhados no outro. Também é possível utilizar placas SCSI múltiplas.

Consulte a documentação do sistema provida pelo fabricante para obter informações detalhadas sobre a instalação. Consulte o Apêndice B para informações específicas do hardware no uso dos adaptadores de canal em um cluster.

A Figura 1-2 mostra o painel traseiro de um membro e as conexões de cabos externos de uma típica configuração de cluster.

Figura 1-2. Cabeamento Externo Típico de um Membro do Cluster

1.2.2. Configurando um Comutador de Console

Apesar do comutador de console não ser necessário à operação do cluster, pode ser usado para facilitar o gerenciamento de membros e eliminar a necessidade de monitores, mouses e teclados separados para cada membro do cluster. Há diversos tipos de comutadores de console.

Por exemplo: um servidor terminal possibilita a conexão a consoles seriais e o gerenciamento de muitos membros a partir de uma localidade remota. Para uma alternativa de custo baixo, use um comutador KVM (keyboard, video, and mouse), que possibilita a múltiplos membros compartilharem um teclado, um monitor e um mouse. Um comutador KVM é indicado para configurações nas quais é preferível usar o acesso GUI para executar tarefas de gerenciamento do sistema.

Configure o comutador de console de acordo com a documentação provida pelo fabricante.

Após configurar o comutador de console, conecte-o a cada membro do cluster. Os cabos usados dependem do tipo de comutador de console. Por exemplo: um servidor terminal Cyclades usa cabos cruzados RJ45 a DB9 para conectar uma porta serial de cada membro ao servidor terminal.

1.2.3. Configurando um Comutador ou Hub de Rede

Um comutador ou hub de rede, apesar de não ser necessário para a operação do cluster de dois nódulos, pode ser usado para facilitar as operações de rede do sistema cliente e também do cluster. Clusters com mais de dois membros requerem um comutador ou hub.

Configure um comutador ou hub de rede de acordo com a documentação provida pelo fabricante.

Após configurar o comutador ou hub de rede, conecte-o a cada membro usando cabos de rede convencionais. Se estiver usando um servidor terminal, conecte-o ao comutador ou hub de rede através de um cabo de rede.