Red Hat Cluster Suite: Configurando e Administrando um Cluster | ||
---|---|---|
Anterior | Capítulo 6. Configurando o Servidor HTTP Apache | Próxima |
O Servidor HTTP Apache deve ser instalado e configurado em todos os membros do domínio de queda atribuído, se for usado, ou então do cluster. A configuração básica do servidor deve ser a mesma para todos os membros em que ele rodar, para que o serviço seja assumido corretamente. O exemplo a seguir mostra uma instalação básica do Servidor HTTP Apache que não inclui módulos ou ajuste de desempenho de terceiros.
Instale o pacote RPM httpd em todos os membros do cluster (ou membros do domínio de queda, se for usado). Exemplo:
rpm -Uvh httpd-<version>.<arch>.rpm |
Em um dos sistemas, execute as seguintes tarefas:
Edite o arquivo de configuração /etc/httpd/conf/httpd.conf e personalize o arquivo de acordo com a sua configuração. Exemplo:
Especifique o diretório que contém os arquivos HTML. Também especifique o ponto de montagem quando adicionar o serviço à configuração do cluster. Só é necessário alterar este campo se o ponto de montagem do conteúdo do site difere da configuração default - /var/www/html/. Exemplo:
DocumentRoot "/mnt/httpdservice/html" |
Se o diretório de scripts está em uma localidade fora do padrão, especifique o diretório que contém os programas CGI. Por exemplo:
ScriptAlias /cgi-bin/ "/mnt/httpdservice/cgi-bin/" |
Especifique a localidade usada na etapa anterior e defina as permissões de acesso como default para este diretório. Exemplo:
<Directory /mnt/httpdservice/cgi-bin"> AllowOverride None Options None Order allow,deny Allow from all </Directory> |
Alterações adicionais podem ser necessárias apara ajustar o Servidor HTTP Apache ou para adicionar uma funcionalidade de módulo. Para informações sobre a configuração de outras opções, consulte o Guia de Administração de Sistemas do Red Hat Enterprise Linux e o Guia de Referência do Red Hat Enterprise Linux.
O script de início padrão do Servidor HTTP Apache, o /etc/rc.d/init.d/httpd, também é usado na estrutura do cluster para iniciar e parar o Servidor HTTP Apache no membro ativo do cluster. Paralelamente, ao configurar o serviço, especifique este script no campo Script do Usuário da caixa de diálogo Serviço.
Copie o arquivo de configuração em todos os membros do cluster (ou em todos os membros do domínio de queda, se estiver configurado).
Antes de adicionar o serviço à configuração do cluster, assegure que os diretórios do Servidor HTTP Apache não estejam montados. Então, em cada membro, invoque a Ferramenta de Configuração do Cluster para adicionar o serviço, conforme exemplo. Este exemplo assume que um domínio de queda chamado httpd-domain foi criado para este serviço. A Figura 6-1 mostra os ajustes do <device> para configurar o armazenamento compartilhado e ponto de montagem onde os arquivos HTML e scripts CGI serão armazenados.
Selecione a aba Serviços e clique em Novo. Aparece a caixa de diálogo das propriedades do Serviço.
Dê um nome para o serviço (ex.: httpd).
Escolha httpd-domain na lista Domínio de Transferência
Especifique um valor no campo Intervalo de Checagem.
Indique /etc/rc.d/init.d/httpd no campo Script do Usuário.
Clique em OK.
Selecione o serviço httpd na aba Serviços e clique em Adicionar Filho. Aparece a caixa de diálogo Adicionar Dispositivo ou Endereço IP do Serviço.
Selecione Adicionar Dispositivo e clique em OK. A caixa de diálogo das propriedades do Dispositivo é exibida.
Indique o nome do arquivo especial do dispositivo no campo Arquivo Especial do Dispositivo (ex.: /dev/hda7).
Indique o ponto de montagem no campo Ponto de Montagem (ex.: /var/www/html/).
Escolha ext3 na lista Tipo de Sistema de Arquivo.
Indique rw no campo Opções.
Assegure que Forçar Desmontagem esteja selecionada e clique em OK.
Assegure que o serviço httpd ainda esteja selecionado na aba Serviços e clique em Adicionar Filho. A caixa de diálogo Adicionar Dispositivo ou Endereço IP do Serviço é apresentada.
Selecione Adicionar Endereço IP do Serviço e clique em OK. Aparece a caixa de diálogo das propriedades do Endereço IP do Serviço.
No campo Endereço IP, especifique um endereço IP que seja agrupado à interface de rede pela infra-estrutura do cluster no sistema que roda o serviço httpd (ex.: 192.168.26.10).
Indique a máscara de rede Nenhum (None) no campo Máscara de Rede.
No campo Transmissão, especifique um endereço IP Nenhum (None) para transmissão na sub-rede do cluster.
Clique em OK.
Selecione Arquivo => Salvar para salvar suas alterações.
Para inciar o Servidor HTTP Apache com a Ferramenta de Estado do Cluster, destaque o serviço e clique em Habilitar.