Red Hat Cluster Suite: Configurando e Administrando um Cluster | ||
---|---|---|
Anterior | Capítulo 2. Configuração do Cluster | Próxima |
Para adicionar um serviço ao cluster, siga estes passos:
Selecione a aba Serviços e clique em Novo. Aparece a caixa de diálogo Serviço, conforme a Figura 2-18.
Dê um Nome de Serviço descritivo ao serviço para distinguir sua funcionalidade em relação aos outros serviços que podem rodar no cluster.
Se você deseja restringir os membros nos quais este serviço pode rodar, escolha um domínio de transferência da lista Domínios de Transferência. (Veja a Seção 2.9 para instruções sobre a configuração de um domínio de transferência.)
Ajuste o campo Intervalo de Verificação, que determina o intervalo (em segundos) com que a infra-estrutura do cluster verifica o estado de um serviço. Este campo é aplicável somente se o script do serviço é escrito para verificar o estado de um serviço.
Especifique um Script de Usuário que contenha a configuração para iniciar, parar e verificar o estado de um serviço.
Especifique as propriedades do serviço, incluindo um endereço IP flutuante (um endereço que pode ser transferido transparentemente de um membro falho para um membro rodando, no caso de uma queda) e os dispositivos (que estão configurados como filhos do serviço). Para instruções, veja a Seção 2.10.1 e a Seção 2.10.2.
Quando terminar, clique em OK.
Selecione Arquivo => Salvar para salvar as alterações à configuração do cluster.
As seções a seguir descrevem a configuração do serviço com mais detalhes.
Para especificar um endereço IP do serviço, siga estes passos:
Na aba Serviços da Ferramenta de Configuração do Cluster, selecione o serviço que você deseja configurar e clique em Adicionar Filho (Add Child).
Selecione Adicionar Endereço IP do Serviço e clique em OK.
Especifique um endereço IP (que deve ser resolvido pelo DNS, mas que não pode ser o endereço IP de um serviço rodando).
Opcionalmente, especifique a máscara de rede e o endereço IP de transmissão.
Selecione Arquivo => Salvar para salvar a alteração do arquivo de configuração /etc/cluster.xml.
Para especificar um dispositivo para um serviço, siga estes passos:
Na aba Serviços da Ferramenta de Configuração do Cluster, selecione o serviço que você deseja configurar e clique em Adicionar Filho (Add Child).
Selecione Adicionar Dispositivo e clique em OK.
Especifique um Arquivo Especial de Dispositivo (ex.: /dev/hda7) e um ponto de montagem (ex.: /mnt/share). Cada dispositivo deve ter um arquivo especial de dispositivo e um ponto de montagem únicos no cluster.
Especifique um Nome da Partilha Samba para o dispositivo se pretende que seja um diretório de exportação do Samba. Se um Nome da Partilha Samba não for indicado, quando o usuário selecionar Arquivo => Salvar, um arquivo /etc/samba/smb.conf.sharename é criado (onde sharename é o nome da partilha do Samba), e será usado pelo Samba quando o cluster iniciar o serviço. Para cada partilha do Samba que você cria, um arquivo /etc/samba/smb.conf.sharename é criado. Copie todos estes arquivos nos outros membros antes de inicializar o serviço do cluster nestes membros. Para mais informações sobre a configuração de uma partilha do Samba, consulte a Seção 5.6.
Especifique um diretório a partir do qual montar o dispositivo no campo Ponto de Montagem. Este diretório não deve ser listado no /etc/fstab, já que é automaticamente montado pelo Red Hat Cluster Manager quando o serviço é iniciado.
Escolha um tipo de sistema de arquivo da lista Tipo de Sistema de Arquivo.
Opcionalmente, especifique Opções para o dispositivo. Se você deixar o campo Opções em branco, as opções de montagem default (rw,suid,dev,exec,auto,nouser,async) são usadas. Veja a página man do mount para acessar uma descrição completa das opções disponíveis para o mount.
Selecione Forçar Desmontagem para fazer com que quaisquer aplicações que tenham um sistema de arquivo específico montado sejam mortas antes de desabilitar ou realocar o serviço (quando a aplicação está rodando no mesmo membro que o serviço desabilitado ou realocado).
Quando terminar, clique em OK.
Selecione Arquivo => Salvar para salvar a alteração do arquivo de configuração /etc/cluster.xml.