12.7. Sincronizando Arquivos de Configuração

Após configurar o roteador LVS primário, há diversos arquivos de configuração que devem ser copiados no roteador LVS backup antes de você iniciar o cluster.

Estes arquivos incluem:

ImportanteImportante
 

Os arquivos /etc/sysctl.conf e /etc/sysconfig/iptables não são alterados quando você configura o cluster usando a Ferramenta de Configuração do Piranha.

12.7.1. Sincronizando o lvs.cf

Sempre que o arquivo de configuração do LVS, /etc/sysconfig/ha/lvs.cf, é criado ou atualizado, você deve copiá-lo no nódulo do roteador LVS backup.

AtençãoAtenção
 

Os nódulos do roteador LVS backup e do roteador ativo devem ter arquivos lvs.cf idênticos. Arquivos de configuração não coincidentes entre os nódulos do roteador LVS podem evitar quedas.

A melhor maneira de fazer isso é usar o comando scp.

ImportanteImportante
 

Para usar o scp, o sshd deve estar rodando no roteador backup. Veja a Seção 10.1 para detalhes sobre a configuração apropriada dos serviços necessários nos roteadores LVS.

Invoque o seguinte comando como root pelo roteador LVS primário para sincronizar os arquivos lvs.cf entre os nódulos do roteador:

scp /etc/sysconfig/ha/lvs.cf n.n.n.n:/etc/sysconfig/ha/lvs.cf

No comando acima, substitua n.n.n.n pelo endereço IP real do roteador LVS backup.

12.7.2. Sincronizando o sysctl

O arquivo sysctl é modificado somente uma vez na maioria dos casos. Este arquivo é lido no momento da inicialização e diz para o kernel ativar o encaminhamento de pacotes.

ImportanteImportante
 

Se você não tem certeza se o encaminhamento de pacotes está ativado no kernel, veja a Seção 10.5 para obter instruções sobre como verificar e, se necessário, ativar esta funcionalidade chave.

12.7.3. Sincronizando Regras de Filtragem de Pacotes de Rede

Se usar o iptables, você precisa sincronizar o arquivo de configuração apropriado no roteador LVS backup.

Se você alterar alguma das regras de filtragem de pacotes de rede, invoque o seguinte comando como root pelo roteador LVS primário:

scp /etc/sysconfig/iptables n.n.n.n:/etc/sysconfig/

No comando acima, substitua n.n.n.n pelo endereço IP real do roteador LVS backup.

Abra uma sessão ssh para o roteador backup ou autentique-se na máquina como root e digite o seguinte comando:

/sbin/service iptables restart

Após copiar estes arquivos para o roteador backup e iniciar os serviços apropriados (veja a Seção 10.1 para detalhes sobre este tópico), você está pronto para iniciar o cluster.