Um cluster pode ser usado em conjunto com as funcionalidades de balanceamento de carga da Piranha para desenvolver um site de comércio eletrônico altamente disponível, que tem disponibilidade da aplicação e integridade completa dos dados, além das capacidades de balancear a carga.
A Figura A-1 mostra como você pode usar o Red Hat Cluster Manager com a Piranha. A figura mostra um cluster com uma arquitetura de três camadas, onde a camada superior consiste dos sistemas de balanceamento de carga da Piranha para distribuir pedidos web. A segunda camada consiste de um conjunto de servidores web para atender aos pedidos. A terceira camada consiste de um cluster para servir dados aos servidores web.
Na configuração da Piranha, os sistemas cliente fazem pedidos na World Wide Web. Por motivos de segurança, estes pedidos entram num site através de um firewall, que pode ser um sistema Linux atribuído com esta capacidade ou um dispositivo de firewall dedicado. Por razões de redundância, você pode configurar dipositivos de firewall em uma configuração de queda (failover). Por trás do firewall, estão os sistemas de balanceamento de carga do Piranha, que podem ser configurados no modo standby-ativo. O sistema de balanceamento de carga ativo encaminha os pedidos para um conjunto de servidores web.
Cada servidor web pode processar independentemente um pedido HTTP de um cliente e enviar a resposta de volta a ele. A Piranha possibilita que um administrador expanda a capacidade de um website, adicionando servidores web ao conjunto de servidores ativos do sistema de balanceamento de carga. Além disso, se um servidor web falhar, pode ser removido do conjunto.
A configuração da Piranha é especialmente apropriada se os servidores web servem somente conteúdo web estático, que consiste de pequenas quantidades de dados raramente alterados, como logotipos comerciais, que podem ser facilmente duplicados em servidores web. Entretanto, esta configuração não é apropriada se os servidores web trabalham com conteúdo dinâmico, ou seja, informações frequentemente alteradas. Conteúdo dinâmico inclui um inventário de produto, pedidos de compra ou um banco de dados de clientes, que deve ser consistente em todos os servidores web, para garantir que os clientes tenham acesso às informações corretas e atualizadas.
Para servir conteúdo web dinâmico numa configuração da Piranha, adicione um cluster por trás dos servidores web, conforme mostra a figura anterior. Esta combinação da Piranha e do Red Hat Cluster Manager permite a configuração de um site de comércio eletrônico com no-single-point-of-failure. O cluster pode rodar uma instância altamente disponível de um banco de dados ou de um conjunto de bancos de dados acessíveis aos servidores web através da rede.
Por exemplo: a figura pode representar um site de comércio eletrônico usado para pedidos de produtos online através de uma URL. Os pedidos dos clientes à URL passam pelo firewall ao sistema de balanceamento de carga ativo do Piranha, que então encaminha os pedidos para um dos três servidores web. Os sistemas do Red Hat Cluster Manager servem dados dinâmicos aos servidores web, que encaminham os dados ao sistema cliente requisitor.