2.6. Configurando Daemons do Cluster

O Red Hat Cluster Manager oferece os seguintes daemons para monitorar a operação do cluster:

Cada um destes daemons pode ser configurado individualmente usando a Ferramenta de Configuração do Cluster. Para acessar a caixa de diálogo Propriedades do Daemon do Cluster, selecione Cluster => Propriedades do Daemon.

As seções a seguir explicam como configurar as propriedades do daemon do cluster. No entanto, note que os valores default são aplicáveis para a maioria das configurações e não precisam ser alterados.

2.6.1. Configurando o clumembd

Em cada sistema do cluster, o daemon clumembd envia heartbeats (pings) através das linhas Ethernet ponto-a-ponto, às quais os membros do cluster estão conectados.

Figura 2-8. Configurando o clumembd

NotaNota
 

Você pode permitir o heartbeating geral e específico, mas pelo menos uma destas funcionalidades deve ser usada.

O heartbeating específico sobre uma interface Ethernet com canais agrupados oferece boa tolerância a falhas e é recomendado para fins de disponibilidade.

Você pode especificar as seguintes propriedades para o daemon clumembd:

2.6.2. Configurando o cluquorumd

Em um cluster de dois membros sem um endereço IP tiebreaker especificado, o daemon cluquorumd salva periodicamente um timestamp e estado do sistema em uma área específica das partições primária e shadow compartilhadas. O daemon também lê o timestamp do outro membro e as informações do estado do sistema pela partição primária compartilhada ou, caso esta esteja corrompida, pela partição shadow.

Figura 2-9. Configurando o cluquorumd

Você pode especificar as seguintes propriedades para o daemon cluquorumd:

2.6.3. Configurando o clurmtabd

O daemon clurmtabd sincroniza as entradas de montagem do NFS em /var/lib/nfs/rmtab com uma cópia privada no ponto de montagem de um serviço. O daemon clurmtabd roda somente quando um serviço com exportação NFS está rodando.

Figura 2-10. Configurando o clurmtabd

Você pode especificar as seguintes propriedades para o daemon clurmtabd:

2.6.4. Configurando o daemon clusvcmgrd

Em cada sistema do cluster, o daemon administrador de serviços clusvcmgrd responde às alterações na sociedade do cluster, parando e iniciando serviços. Às vezes é possível notar que mais de um processo do clusvcmgrd está rodando. São gerados processos separados para as operações start, stop e monitoring.

Figura 2-11. Configurando o clusvcmgrd

Você pode especificar as propriedades a seguir para o daemon clusvcmgrd:

2.6.5. Configurando o clulockd

O dameon clulockd administra os bloqueios dos arquivos acessados pelos membros do cluster.

Figura 2-12. Configurando o clulockd

Você pode especificar as seguintes propriedades para o daemon clulockd: