Este capítulo contém instruções para configurar o Red Hat Enterprise Linux para tornar os serviços de compartilhamento de arquivos de rede através do NFS e do Samba altamente disponíveis.
Um sistema de arquivo de rede (network file system - NFS) altamente disponível é um dos principais pontos fortes da infra-estrutura de clustering. As vantagens dos serviços NFS clusterizados incluem:
Assegura que os clientes NFS mantêm acesso ininterrupto a dados cruciais no caso de uma falha no servidor.
Facilita a manutenção planejada permitindo a realocação transparente dos serviços NFS para um membro do cluster, para que assim você possa consertar ou atualizar o outro membro do cluster.
Permite a definição de uma configuração ativa-ativa para maximizar a utilização do equipamento. Consulte a Seção 5.5 para mais informações.
Para criar serviços NFS altamente disponíveis, há alguns requisitos a serem atendidos por cada membro do cluster. (Note que estes requisitos não pertencem a sistemas cliente do NFS.) Os requisitos são os seguintes:
O daemon do NFS deve estar rodando em todos os servidores do cluster. Verifique o estado dos servidores executando o seguinte:
/sbin/service nfs status |
Os serviços do NFS não serão iniciados a não ser que os seguintes daemons do NFS estejam rodando: nfsd, rpc.mountd e rpc.statd. Se o serviço não está rodando, inicie-o com os seguintes comandos:
/sbin/service portmap start |
/sbin/service nfs start |
Para que o NFS inicie na reinicialização da máquina e na troca de níveis de execução, invoque o seguinte comando:
/sbin/chkconfig --level 345 nfs on |
O daemon portmap do RPC também deve ser habilitado com o seguinte comando:
/sbin/chkconfig --level 345 portmap on |
As montagens de sistemas de arquivo e suas exportações associadas para serviços NFS clusterizados não devem ser inclusas no /etc/fstab ou no /etc/exports. Ao invés disso, os parâmetros de montagem e exportações para serviços NFS clusterizados são indicados através da Ferramenta de Configuração do Cluster. Para sua conveniência, esta ferramenta oferece o Carregamento em Massa do NFS para importar entradas de um arquivo existente para o arquivo de configuração do cluster.
O NFS não pode ser configurado para rodar sobre o TCP com o Red Hat Cluster Manager. O NFS deve rodar sobre o UDP default para ter a capacidade de transferência apropriada.
Para obter informações detalhadas sobre a configuração de um servidor NFS, consulte o Guia de Administração de Sistemas do Red Hat Enterprise Linux.