Capítulo 8. Introdução ao Servidor Virtual Linux

Usando o Red Hat Enterprise Linux é possível criar soluções de clustering de servidor de alta disponibilidade capazes de resistir a muitas falhas comuns de hardware e software, com pouca ou nenhuma interrupção dos serviços críticos. Ao permitir que computadores múltiplos trabalhem em conjunto para oferecer estes serviços críticos, os administradores de sistemas podem planejar e executar a manutenção e atualização dos sistemas sem interrupções dos serviços.

Os capítulos desta parte te guiam através dos seguintes passos para o entendimento e aplicação de uma solução de clustering baseada na tecnologia do Servidor Virtual Linux (LVS) do Red Hat Enterprise Linux.

8.1. Visão Geral da Tecnologia

O Red Hat Enterprise Linux implementa soluções de servidores de alta disponibilidade através do clustering. É importante ressaltar que o cluster de computadores consiste de três ramificações distintas:

O Red Hat Enterprise Linux trabalha com os dois tipos de tecnologia mais recentes em clustering, usando uma série de programas para monitorar a saúde dos sistemas e serviços no cluster.

NotaNota
 

A tecnologia de clustering inclusa no Red Hat Enterprise Linux não é sinônimo de tolerância a falhas. Os sistemas com tolerância a falhas utilizam hardware altamente especializado, e geralmente muito caro, para implementar um ambiente completamente redundante, no qual os serviços podem rodar ininterruptamente com falhas de hardware.

Entretanto, os sistemas com tolerância a falhas não contam com erros de software e de operação, que podem ser resolvidos pelo Red Hat Enterprise Linux através da redundância de serviços. Além disso, como o Red Hat Enterprise Linux é desenvolvido para rodar em hardware convencional, cria um ambiente com alto nível de disponibilidade do sistema a um custo bastante reduzido comparado ao hardware de tolerância a falhas.