B.3. Terminação do Canal SCSI

Um canal SCSI é um trajeto elétrico entre dois terminadores. Um dispositivo (adaptador de canal, controlador RAID ou disco) é anexado a um canal SCSI por um pequeno stub, um segmento não terminado de um canal que geralmente mede menos de 10 cm.

Os canais devem ter apenas dois terminadores localizados em suas extremidades opostas. Terminadores adicionais, terminadores que não estão nas extremidades dos canais ou stubs longos fazem com que o canal opere incorretamente. A terminação de um canal SCSI pode ser provida pelos dispositivos conectados ao canal, ou por terminadores externos, caso o dispositivo de terminação interno (na placa) possa ser desabilitado.

Testes mostraram que a terminação externa em HBAs que rodam a velocidades maiores que 80 MB/seg não funcionam confiavelmente.

Quando desconectar um dispositivo de um canal SCSI de iniciador simples, siga estas intruções:

Para habilitar ou desabilitar uma terminação interna do adaptador, use o utlitário BIOS do sistema. Quando o sistema inicializar, é exibida uma mensagem que explica como usar o utilitário. Por exemplo: muitos utilitários pedem aos usuários pressionar [Ctrl]-[A]. Siga estes pedidos para definir a terminação. Neste ponto também é possível definir o número de identificação SCSI quando necessário, e desabilitar as restaurações do canal SCSI. Consulte a Seção B.5 para mais informações.

Para definir a unidade de armazenamento e a terminação do controlador RAID, consulte a documentação do fabricante.