36.4. Adicionando uma Impressora Samba (SMB)

Para adicionar uma impressora que é acessada usando o protocolo SMB (tal como uma impressora conectada a um sistema Microsoft Windows), clique no botão Nova na janela principal da Ferramenta de Configuração da Impressora. Aparecerá a janela exibida na Figura 36-2. Clique em Próximo para continuar.

Na janela exibida na Figura 36-3, indique um nome único para a impressora no campo Nome. O nome de uma impressora não pode conter espaços e deve começar por uma letra. Este nome pode conter letras, números, hífens (-) e underscores (_). Opcionalmente, indique uma breve descrição da impressora, que pode conter espaços.

Selecione Windows em Rede (SMB) no menu Selecionar um tipo de fila e clique em Próximo. Se a impressora está conectada a um sistema Microsoft Windows, escolha este tipo de fila.

Figura 36-7. Adicionando uma Impressora SMB

Conforme mostra a Figura 36-7, as partilhas SMB são detectadas e listadas automaticamente. Clique na seta ao lado do nome de cada partilha para expandir a lista. Na lista expandida, selecione uma impressora.

Se a impressora que você procura não aparece na lista, clique no botão Especificar à direita. Aparecem os campos de texto das seguintes opções:

Clique em Próximo para continuar. A Ferramenta de Configuração da Impressora então tenta conectar à impressora compartilhada. Se a impressora compartilhada requer um nome de usuário e senha, aparece uma janela de diálogo pedindo que você forneça um nome de usuário e uma senha válidos para a impressora compartilhada. Se um nome de partilha incorreto for especificado, você também pode alterá-lo aqui. Se for necessário um grupo de trabalho para conectar à partilha, pode ser especificado nesta caixa de diálogo. Esta é a mesma janela que aparece quando o botão Especificar é clicado.

Em seguida, selecione o tipo de impressora. Consulte a Seção 36.7 para mais detalhes.

AtençãoAtenção
 

Se você requer um nome de usuário e senha, estes são armazenados descriptogafados em arquivos que podem ser acessados somente por root e lpd. Sendo assim, é possível que outras pessoas saibam o nome e senha se tiverem acesso root. Para evitar isso, o nome de usuário e senha de acesso à impressora devem ser diferentes daqueles usados para a conta do usuário no sistema Red Hat Enterprise Linux local. Se forem diferentes, então o único comprometimento possível da segurança será o uso não-autorizado da impressora. Se há arquivos compartilhados pelo servidor, é recomendado que também utilizem uma senha diferente daquela usada na fila de impressão.