O kernel do Red Hat Enterprise Linux é especialmente desenvolvido pela equipe do kernel da Red Hat para garantir sua integridade e compatibilidade com os componentes de hardware suportados. Antes da Red Hat lançar um kernel, este passa primeiro por uma série de testes de qualidade rigorosos.
Os kernels do Red Hat Enterprise Linux são empacotados no formato RPM para que sejam fáceis de atualizar e verificar. Por exemplo: quando o pacote RPM kernel, distribuído pela Red Hat, Inc., é instalado, uma imagem initrd é criada. Consequentemente, não é necessário usar o comando mkinitrd após instalar um kernel diferente. Também modifica o arquivo de configuração do gestor de início para incluir o novo kernel.
![]() | Atenção |
---|---|
O desenvolvimento de um kernel personalizado não é suportado pela Equipe de Suporte à Instalação da Red Hat. Para mais informações sobre o desenvolvimento de um kernel personalizado a partir do código fonte, consulte o Apêndice A. |
O Red Hat Enterprise Linux contém os seguintes pacotes do kernel (alguns talvez não se apliquem à arquitetura de sua máquina):
kernel — contém o kernel e as seguintes funcionalidades-chave:
Suporte ao monoprocessador para sistemas x86 e Athlon (pode rodar em um sistema multi-processador, mas apenas um processador é utilizado)
Suporte ao multi-processador para todas as outras arquiteturas
Em sistemas x86, somente os primeiros 4 GB de RAM são usados; use o pacote kernel-hugemem para sistemas x86 com mais de 4 GB de RAM.
kernel-hugemem — (somente para sistemas i686) Além das opções habilitadas para o pacote kernel. As principais opções de configuração são:
Suporte para mais de 4 GB de RAM (até 16 GB para sistemas x86)
Extensão de Endereço Físico (PAE - Physical Address Extension), ou paging de 3 níveis em processadores x86 que suportam PAE
Suporte para processadores múltiplos
4GB/4GB dividido — 4GB de espaço para o endereço virtual do kernel e quase 4GB para cada processo de usuário em sistemas x86
kernel-BOOT — usado somente durante a instalação.
kernel-pcmcia-cs — contém suporte para placas PCMCIA.
kernel-smp — contém o kernel para sistemas com multi-processadores. Veja a seguir as principais características:
Suporte a multi-processadores
Suporte para mais de 4 GB de RAM (até 64 GB para sistemas x86)
Extensão de Endereço Físico (PAE - Physical Address Extension), ou paging de 3 níveis em processadores x86 que suportam PAE
kernel-source — Contém os arquivos do código-fonte para o kernel do Linux
kernel-utils — Contém utilitários que podem ser usados para controlar o kernel ou hardware do sistema.
kernel-unsupported — existe am algumas arquiteturas
Como não é possível o Red Hat Enterprise Linux conter suporte para todos os componentes de hardware existentes, este pacote contém módulos que não são suportados pela Red Hat, Inc. durante ou depois da instalação. O pacote não é instalado durante o processo de instalação; mas deve ser instalado após a instalação. Os drivers do pacote não-suportado são providos através de nossos melhores esforços — atualizações e consertos podem ou não ser incorporados ao longo do tempo.