Algumas redes requerem vários sistemas com a mesma configuração. Também é necessário que estes sistemas sejam fáceis de reinicializar, atualizar e administrar. Uma solução é usar um ambiente sem disco, no qual a maior parte do sistema operacional (que pode ser somente-leitura) é compartilhada de um servidor central entre os clientes, e os clientes individuais têm seus próprios diretórios no servidor central para o resto do sistema operacional (que deve ser leitura e gravação). Cada vez que o cliente inicializar, monta a maior parte do sistema operacional a partir do servidor NFS como somente-leitura (read-only) e um outro diretório como leitura e gravação (read-write). Cada cliente tem seu próprio diretório leitura e gravação, pois assim um cliente não afeta os outros.
Os passos a seguir são necessários para configurar o Red Hat Enterprise Linux para rodar em um cliente sem disco:
Instale o Red Hat Enterprise Linux em um sistema para que os arquivos possam ser copiados no servidor NFS. (Consulte o Guia de Instalação do Red Hat Enterprise Linux para mais detalhes.) Todos os software a serem utilizados nos clientes devem ser instalados neste sistema, e o pacote busybox-anaconda também deve ser instalado.
Crie um diretório no servidor NFS para conter o ambiente sem disco, como /diskless/i386/RHEL3-AS/. Por exemplo:
mkdir -p /diskless/i386/RHEL3-AS/ |
O diretório é referido como o diretório sem disco.
Neste diretório, crie um sub-diretório chamado root/:
mkdir -p /diskless/i386/RHEL3-AS/root/ |
Copie o Red Hat Enterprise Linux do sistema cliente ao servidor usando o rsync. Por exemplo:
rsync -a -e ssh installed-system.example.com:/ /diskless/i386/RHEL3-AS/root/ |
A duração desta operação depende da velocidade da conexão de rede, assim como do tamanho do sistema de arquivo no sistema instalado. Pode levar um bom tempo.
Inicie o servidor tftp, conforme descrito na Seção 15.1.
Configure o servidor DHCP, conforme descrito na Seção 15.2.
Finalize a criação do ambiente sem disco, conforme descrito na Seção 15.4.
Configure os clientes sem disco, conforme descrito na Seção 15.5.
Configure cada cliente sem disco para inicializar através do PXE e então inicialize-os.
No servidor DHCP, verifique se o pacote tftp-server está instalado com o comando rpm -q tftp-server. Se não está instalado, instale-o através da Red Hat Network ou pelos CDs do Red Hat Enterprise Linux. >>>>>> 1.1.2.4 Para mais informações sobre a instalação dos pacotes RPM, consulte a Parte III.
O tftp é um serviço baseado no xinetd; inicie-o com os seguintes comandos:
/sbin/chkconfig --level 345 xinetd on /sbin/chkconfig --level 345 tftp on |
Este comando configura os serviços tftp e xinetd para ligarem imediatamente e para iniciarem no momento da inicialização nos níveis de execução (runlevels) 3, 4 e 5.