Red Hat Enterprise Linux 3: Guia de Administração de Sistemas | ||
---|---|---|
Anterior | Capítulo 6. Implementando Quotas de Disco | Próxima |
Se as quotas forem implementadas, precisam de alguma manutenção — principalmente monitorá-las para verificar se são ultrapassadas e garantir que estejam exatas. Obviamente, se os usuários ultrapassarem suas quotas repetidamente ou alcançarem seus limites suaves constantemente, um administrador de sistemas tem poucas alternativas, dependendo do tipo de usuários e o quanto o espaço em disco impacta suas atividades. O administrador pode ajudar o usuário a determinar como usar menos espaço ou aumentar seu espaço em disco, se necessário.
Criar um relatório de uso do disco envolve rodar o utilitário repquota. Por exemplo: o comando repquota /home produz o seguinte output:
*** Report for user quotas on device /dev/hda3 Block grace time: 7days; Inode grace time: 7days Block limits File limits User used soft hard grace used soft hard grace ---------------------------------------------------------------------- root -- 36 0 0 4 0 0 tfox -- 540 0 0 125 0 0 testuser -- 440400 500000 550000 37418 0 0 |
Para visualizar o relatório de uso do disco com todos os sistemas de arquivo habilitados com quotas, use o comando:
repquota -a |
Apesar do relatório ser de fácil leitura, alguns pontos devem ser explicados. O -- exibido após cada usuário é uma maneira rápida de determinar se os limites de blocos ou de 'inodes' foram ultrapassados. Se algum dos limites suaves é ultrapassado, aparece um + no lugar do - correspondente. O primeiro - representa o limite do bloco e o segundo representa o limite do 'inode'.
As colunas grace estão normalmente em branco. Se um limite suave foi ultrapassado, a coluna contém uma especificação de tempo igual à quantidade de tempo remanescente no período de carência. Se o período de carência expirou, aparece none em seu lugar.
Sempre que um sistema de arquivo não é montado adequadamente (devido uma queda do sistema, por exemplo), é necessário rodar o quotacheck. No entanto, o quotacheck pode ser executado regularmente, mesmo que o sistema não tenha sofrido uma queda. Rodar o comando a seguir periodicamente mantém as quotas mais exatas (as opções usadas foram descritas na Seção 6.1.1):
quotacheck -avug |
A maneira mais fácil de executá-lo periodicamente é usar o cron. Como root, use o comando crontab -e para agendar um quotacheck periódico ou inserir um script que execute o quotacheck em qualquer um dos diretórios a seguir (usando o intervalo que melhor atenda às suas necessidades):
/etc/cron.hourly
/etc/cron.daily
/etc/cron.weekly
/etc/cron.monthly
As estatísticas mais exatas das quotas podem ser obtidas quando o(s) sistema(s) de arquivo analisado(s) não estiverem em uso ativo. Portanto, a tarefa cron deve ser agendada para um período em que o(s) sistema(s) de arquivo seja(m) menos usado(s). Se este período varia para diferentes sistemas de arquivo com quotas, execute o quotacheck para cada sistema de arquivo em momentos diferentes com tarefas cron múltiplas.
Consulte o Capítulo 37 para mais informações sobre a configuração do cron.
É possível desabilitar quotas sem definí-las para 0. Para desligar todas as quotas de usuário e de grupo, use o seguinte comando:
quotaoff -vaug |
Se não especificar as opções -u ou -g, somente as quotas de usuário são desabilitadas. Se especificar só a opção -g, somente as quotas de grupo são desabilitadas.
Para habilitar as quotas novamente, use o comando quotaon com as mesmas opções.
Por exemplo: para habilitar as quotas de usuário e de grupo para todos os sistemas de arquivo:
quotaon -vaug |
Para habilitar as quotas de um sistema de arquivo específico, como /home:
quotaon -vug /home |
Se não especificar as opções -u ou -g, somente as quotas de usuário são habilitadas. Se especificar só a opção -g, somente as quotas de grupo são habilitadas.